sábado, 15 de março de 2014

A foto que fez a aventura valer a pena.

Esse post não tem utilidade pública, já aviso logo. É apenas para que eu possa expressar minha felicidade com uma foto que fiz hahaha.

No último domingo me juntei aos Fotogangueiros e fomos fotografar num lugar chamado Porto da Pedreira, no município de São Cristóvão, aqui em Sergipe. E olhe, foi um perrengue chegar lá, viu? Estrada de terra batida, toda esburacada, ladeiras extremamente íngremes e assustadoras, ruelinhas estreitas. Ai senhor! Passamos por alguns momentos desesperadores, tipo chegar num lugar que achávamos ser o tal do porto, mas não era, e termos de voltar DE RÉ ladeira acima. Coração na boca, adrenalina, super aventura! Hahaha. E aí quando chegamos no tal lugar, tava um sol queeeeeeeeente dos infernos! O sol, minha gente, na mesma medida que é o melhor amigo do fotógrafo, é também o pior inimigo. Sem falar que eu, sinceramente, não me surpreendi com a "beleza" do Porto da Pedreira. Mangue, lama, um rio com uma ilha na frente (cenário que eu posso encontrar aqui na Orla Pôr do Sol com mais facilidade e menos sujeira), e uma ponte quebrada. Na hora fiquei meio frustrada, principalmente com o sol fritando meu cérebro. Mas aí tentei me acalmar e partir para o meu lado artista maluca do olhar descondicionado. Procurar detalhes diferentes, coisas pequenas que eu tanto gosto, bizarras, que formam imagens estranhas e por aí vai. AÍ foi que a coisa começou a andar. Fiz algumas fotos da ponte quebrada, tentando seguir minha intuição. Foto do parafuso, foto em ponto de fuga, lateral, diagonal, cortada... Mas nada que eu achasse promissor. Achei umas coisas velhas e largadas pela lama, uma rede de pesca, uma bota, elementos que me renderam uma foto-história de suspense! Fiz as fotos (que eu acho) comuns: pôr do sol, barquinhos passando no pôr do sol, silhueta... 

Mas o foco aqui é a bendita ponte (sim, essa introdução toda para que eu possa falar da ponte).

Eu não dava nada naquelas fotos, porque fiz sem enxergar direito, com o sol na minha cara. Não conseguia nem ver onde estava o foco, então foi bem na intuição. Mas aí quando cheguei em casa, A SURPRESA. Algumas fotos ficaram surpreendentemente boas! Com uma textura bonita, foco no lugar certo por graça de deus. Só um pouco estouradas, mas nada que o lightroom não resolvesse. E aí, depois que eu editei uma delas, me emocionei. De verdade! Sabe aquela foto que você olha e fica "sério que eu que fiz isso?????". Foi o que aconteceu. Você geralmente se sente orgulhoso de algo que fez quando julga que aquilo ficou tão bom (ou melhor ainda, ou perto de estar tão bom) quanto algo que você tem como referencial de perfeição, algo que você gosta. E isso, óbvio, é uma coisa super pessoal. Minhas referências são bastante artísticas e fantasiosas. Coisas que eu posso imaginar como cenários de alguma história maluca inventada na minha cabeça (lembre que eu já tinha até criado uma história de suspense sobre esse dia). E pontes geralmente representam pontos importantes em algumas dessas histórias, na minha cabecinha estranha. Geralmente momentos de reflexões e tomadas de decisões. Sabe, depois de alguma discussão séria sobre algum assunto chave da história, e aí o personagem principal sai correndo da casa (ou qualquer outro lugar que seja), e para no final da ponte, pensando sobre aquele assunto. E aí ele fica lá, olhando para o rio/lago/mar, refletindo, em silêncio, até entrar em paz consigo mesmo e conseguir raciocinar sobre o problema e tomar a decisão importante. Quem sabe acompanhado de um gato ou um cachorro. Ou então momentos de solidão, quando você senta na beiradinha da ponte e fica pensando em quem tá longe. Mas são sempre momentos regados de fragilidade, de uma certa melancolia inspiradora, que te dão o silêncio e o espaço necessários para que você possa seguir em frente. 

E eu fiz uma foto que traduz, para mim, perfeitamente esses sentimentos. Sem falar na composição da imagem que acabou saindo no mesmo estilo das fotos que eu amo e tomo como inspiração.


Nem vou falar mais nada para não estragar o post (que ia ser curto, inicialmente, mas eu não me contive).

Boa noite :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário