quarta-feira, 13 de março de 2013

Dica literária e minha incapacidade em redigir críticas, resumos e resenhas

Então vamos começar, né?


   A primeira dica são livros (minha outra paixão), que acho essenciais para qualquer um que queira se envolver com fotografia (e todo mundo que entende realmente de fotografia já me indicou essas belezuras). São livros mais teóricos, filosóficos, para o seu olhar, sua sensibilidade, sua opinião. Autores que buscam o significado do ato fotográfico e da fotografia, bem como o seu lugar, no mundo. Quem procura livros técnicos, eles virão logo mais.



A Câmara Clara, de Roland Barthes - "Roland Barthes estabelece neste livro uma correlação entre dois processos óticos de reprodução da imagem, a câmara clara, em que a imagem é copiada pela mão do homem, e a câmara escura, em que ela é reproduzida mecanicamente sem a interferência humana. E o faz para mostrar que sem a intervenção pessoal, subjetiva, do observador, que pode ver nela muito mais do que o registro realista, ou a mensagem codificada, a fotografia ficaria limitada ao registro documental." - Roubei da página do livro na Livraria Saraiva



Sobre Fotografia, de Susan Sontag - "Ensaios sobre Fotografia é um conjunto de textos em que Sontag examina uma série de questões estéticas e morais levantadas pela presença e pelo poder da imagem fotografada nas nossas vidas. Obra de referência na discussão sobre o lugar que a fotografia ocupa entre a experiência e a realidade, este livro valeu a Susan Sontag a atribuição do prestigiado prémio do National Book Critics Circle." - Roubei do blog Silêncios que Falam



A Filosofia da Caixa Preta, de Vilém Flusser - "É uma obra do filósofo Vilém Flusser, escrita em 1983, na qual o autor tenta formular uma teoria filosófica, que possa explicar a fotografia e os atos relacionados a ela." - Roubei da Wikipedia =X 



   Então, sinto muito por não ter escrito eu mesma as sinopses. Sou muito ruim nisso, sério. Eu não sei argumentar! Meus textos são sempre poéticos, filosóficos, pessoais (como esses livros citados aí, olha só!), e ENORMES! Não consigo escrever uma crítica impessoal, simplesmente resumindo e apontando aspectos marcantes sem partir para o sentimentalismo. As vezes eu até tento fazer uma "análise de similares", lendo as críticas de outras pessoas, mas isso não adianta porque eu acabo copiando o texto da outra pessoa (olha o perigo!). Você deve imaginar como minhas dissertações no colégio eram uma merda, né (mas as redações com temas livres, poesias e tal eram uma belezura), e como eu vou sofrer para escrever o relatório do TCC. Um amigo perguntou porque gostei tanto da Câmara Clara e eu não soube explicar. Tudo que consegui falar foi "Barthes é genial e louco. O livro me tocou profundamente!". Preciso praticar resenhas, resumos e críticas =X 



   MAS EU LI OS TRÊS LIVROS E SÃO MUITO FODAS E OS AUTORES SÃO GENIAIS! Essencial para quem quer de fato ENTENDER fotografia, e não simplesmente tirar fotos.



Então é isso por enquanto.



Bom dia, pessoas :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário