quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dicas de livros e todas as dores do mundo

Hey up!

Estou eu aqui, parecendo um zumbi, com o nariz escorrendo, a cabeça girando, devido a uma linda crise alérgica. Ainda estou cheia de dores nas costas, ombros, pescoço, pulso, pernas e tudo mais, por causa das minhas aventuras fotográficas. Mas essas são dores boas! Quero sentir muitas dores devido à posições estranhas durante o processo fotográfico. (engraçado é ficar com os joelhos marcados por se ajoelhar para pegar ângulos baixos e o povo achar que é por outra coisa...)

Mas vamos às dicas!

Dois livros de composição muito bacanas, que tratam do mesmo assunto de maneiras diferentes, mas muito práticas. Os dois contém exercícios simples, mas muito importantes, para que você ponha em prática o que eles ensinam, conheça melhor sua câmera e treine o olhar. 

Composição - De simples fotos à grandes Imagens
Ele começa do básico, falando sobre câmeras e objetivas, a importância de você conhecer seu equipamento e as limitações que ele te dá, qual o melhor equipamento para você e tudo mais. Fala sobre o triângulo de exposição (iso, abertura e velocidade do obturador), capítulo que desenrolou muitas dúvidas que eu tinha na cabeça, por sinal. Fala sobre luz, cores, formas. É o mais completo e explicativo do básico da fotografia que eu já vi até agora. Recomendo para quem tá começando e quer entender essas características que parecem coisas difíceis à primeira vista, mas não são.



Composição - Coleção Fotografia Básica
Esse já vai direto para a composição mesmo. Já é um pouco mais avançado, então você tem que entender os conceitos básicos de iso, abertura de diafragma, velocidade de obturador, iluminação. Mostra as regras de composição, como você usa-las de forma original e como quebra-las também, mas manter uma boa estética. Apresenta estudos de caso de fotografias famosas, e claro, exercícios muito bons para você treinar seu olhar e sair do clichê. Bem mais "moderno", indico para os que, assim como eu (e Bilbo Bolseiro), querem jornadas inesperadas na fotografia.


E para não dizer que eu não posto fotos que eu fiz, tem duas de brinde aí, usando os conhecimentos adquiridos nos dois livros. 




Agora se me dão licença, vou voltar para a cama e deixar a alergia me matar mais um pouquinho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário