quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Desafio Musical Dia 12 - Faith Devides Us, Death Unites Us, de Paradise Lost

Extraordinariamente cedo, hein?

A música de hoje foi indicada por Marcus Freitas, um homem que eu admiro bastante! Mas vou confessar que foi uma das piores de executar até agora. A letra é forte, mas não consegui me conectar com ela da forma certa. Me senti mal toda vez que ouvi, uma agonia muito grande, raiva e vontade de chorar. Via pessoas sofrendo, cenas de guerra, de violência nas suas mais variadas formas. Coisas que realmente me incomodavam. Tive pesadelos com as coisas que visualizei por causa dessa música. Tentei fotografa-la no cemitério, mas não consegui. Nada do que eu tentava fazer correspondia à agonia que eu sentia ao ouvi-la. Tentei encontrar o significado por trás da letra, o que ela retratava. Uma guerra? Algum sofrimento específico, ou é o tipo de letra que se encaixa no sofrimento particular de alguém? Então tentei segurar esse pensamento e encaixa-la em um tipo de sofrimento particular que é a violência contra mulher, especificamente o abuso sexual. Esse tema me veio à cabeça quando minha mãe trouxe um arranjo de lindas flores para casa. Todas coloridas, e no meio uma branca, tão pura, tão ofuscada e sufocada pelas outras. E aí peguei o sangue falso e criei o cenário. Machuquei meus dedos e estraguei minhas unhas arranhando a mesa, então de fato tem dor e sofrimento nessa foto, hehehe. Não sei se é porque ainda estou na influência da música, ou se é o sentimento que essa imagem me traz, mas não gosto dela.


A foto:

Mas são músicas como essa que me deixam feliz por ter começado esse desafio. Saber reconhecer as dificuldades e limitações e procurar saber o que fazer para supera-las. Afinal, é um desafio, e os que encontrarei ainda nessa vida, com certeza, serão mais complicados do que uma música. Obrigada, Marcus por esses momentos de reflexão que sua música me proporcionou.
 

Um comentário:

  1. Boa tarde Emília,
    Agradeço o respeito e admiração, muito obrigado (é recíproco). ^ ^
    Muito bom trabalho, esta música é realmente cheia de significado e ideologia complexos, por isso me chamou atenção quando a ouvi pela primeira vez. Imaginei milhões de coisas, inclusive características que você descreveu acima. Parabéns, a escolha de uma flor foi perfeita para ilustrar o conceito. Novamente, PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir