quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Desafio Musical Dias 24 e 25 - Imagine, de John Lennon

No começo do desafio eu pensei "Puts... Dezembro tem Natal. Que música postarei no dia de Natal? E qual dia postar? 24, que é quando nós brasileiros celebramos, ou 25 que é de fato o dia de Natal?". Quanto a música o problema foi logo resolvido. Minha santa mãe falou: "Mas por que você não posta Imagine?", a música que justamente ela indicou. Foi um ato de genialidade que eu fiquei a me perguntar como não pensei nisso antes. É a música com o significado (ou os questionamentos) perfeitos para essa época. Quanto ao dia, eu fundi dois dias em um. Não tinha outra música no clima natalino para postar dia 24, então resolvi fazer esse "feriado". Eu sei que são 30 músicas e 31 dias em dezembro, então dá para continuar normalmente. Mas dia 31 quero fazer algo especial, então escolhi duas músicas para postar em um dia só, brevemente, deixando tudo de volta ao normal. 

Vamos ao que interessa.

Imagine é mais uma música que já tem um conceito objetivo definido na letra, do tipo que deixa pouco espaço para você fantasiar além. Porque quando eu ouço eu realmente imagino pessoas diferentes vivendo em paz, confraternizando, sendo solidárias e felizes. Imagino realmente um mundo em paz. E essas coisas obvias que imagino estavam um tanto fora do meu alcance fotográfico. Então eu fui pedir ajuda à que me sugeriu a música e buscamos o significado da paz. Primeiro a paz interior, porque sem estar em paz consigo mesmo, você não consegue conviver em paz com os outros. A paz de espírito, conceitos já explorados em outras músicas. A paz quando você imagina e mentaliza o mundo como um. A paz que você sente quando faz as coisas que gosta com as pessoas que você gosta. Essa sensação de paz dentro de sua alma que você gostaria de sentir no resto do mundo. 

E aqueles lendo esse texto que tem o imenso prazer de conhecer minha mãe, sabem o que isso significa para ela e já devem estar imaginando a foto hahahaha


A foto:

Mas aí eu também achei algo que quis registrar. Hoje o dia está extremamente silencioso por aqui. Realmente pacífico, do tipo que você sente a calma na rua. Passei boa parte da tarde sentada na minha janela sentindo essa calmaria tão gostosa. Sentindo a rua tranquila, vendo um movimento aqui e outro ali. E fiquei imaginando as pessoas hoje felizes e bem preguiçosas, em suas casas, de barriga cheia, fumando um cachimbo de velho Toby. Sim, fui parar no condado. Porque o modo de vida Hobbit é um dos que eu considero mais pacíficos e dentro do conceito de Imagine. Sério, pare de rir e pense um pouco: eles não se importam para as riquezas materiais. Gostam de compartilhar boa comida e bebida. Nos aniversários, ao invés de ganharem presentes, doam presentes. Cultivam flores lindas, amam tudo que tem vida. São simples, sossegados, felizes e em paz. E John Lennon era fã de Tolkien, hein. Vai dizer que em algum momento ele não quis viver no condado?

Aí eu botei meus pézinhos para fora, como um bom Hobbit. 


Imaginei demais hauehuaehu. Mas Natal é assim mesmo: mexe com nossa imaginação nas mais varias formas. Imaginem um pouco como Lennon, imagine um pouco como minha mãe, imagine um pouco como eu, imagine um pouco com o que você acha que deve ser um mundo em paz.

E Feliz Natal! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário